IFPE oferece 120 bolsas para Programa de Residência Pedagógica

IFPE oferece 120 bolsas para Programa de Residência Pedagógica

by Comunicação - IFPE -
Number of replies: 0

Estão abertas, até o dia 07 de outubro, as inscrições para o Programa Institucional de Residência Pedagógica (RP) do IFPE. Podem se candidatar estudantes dos cursos de Licenciatura em Computação do campus Afogados de Ingazeira, Licenciatura em Geografia do campus Recife, Licenciatura em Matemática da EaD, as Licenciaturas em Física e em Matemática do Campus Pesqueira e Licenciatura em Química dos campi Barreiros e Vitória de Santo Antão. O edital nº 47/2022 do PIBID CAPES/IFPE foi publicado nesta segunda-feira (26) pela Pró-Reitoria de Ensino (Proden). 

Ao todo, serão concedidas 120 bolsas no valor mensal de R$ 400. O pagamento será realizado com recursos da CAPES, sem ônus financeiro para o IFPE. Para se inscrever, é preciso acessar e preencher o Formulário de Inscrição e enviá-lo juntamente com a documentação exigida. Para participar, o/a candidato/a deve estar estar regularmente matriculado/a em curso de licenciatura do IFPE na área do subprojeto e ter cursado no mínimo 50% da carga horária do curso. 

A seleção para residente bolsista constará de duas fases de caráter eliminatório: análise documental e prova escrita. O resultado preliminar será divulgado dia 26 de outubro.

Sobre a Residência Pedagógica

É um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando, chamado de Residente, na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. 

A Residência Pedagógica do IFPE terá, no mínimo, um total de 400 horas de atividades, organizadas em 3 módulos de seis meses com carga horária em torno de 134 horas, cada. A imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola, chamado de Preceptor.

>> Confira: