DEaD convoca estudantes do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental para realizarem o ENADE 2023

DEaD convoca estudantes do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental para realizarem o ENADE 2023

por Comunicação - IFPE -
Número de respostas: 0

A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFPE convoca os/as estudantes ingressantes e concluintes do curso Tecnólogo em Gestão Ambiental a realizarem o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que será aplicado no dia 26 de novembro.

O Enade é uma avaliação do Ministério da Educação (MEC), que tem o objetivo de avaliar os cursos das Instituições de Educação Superior (IES), a partir do desempenho dos estudantes e de suas percepções sobre o processo formativo da graduação.

De acordo com o MEC/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade, especialmente para os/as estudantes graduados/as, tem importância quanto à pronta emissão e ao “valor” do diploma no mercado de trabalho.

Outro aspecto não menos importante para o/a estudante está relacionado à responsabilidade social que a avaliação possui, pois o exame acompanha o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos/as estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, ou seja, o Enade é componente curricular (disciplina) obrigatória. Entre os cursos que serão avaliados, está o de Tecnólogo em Gestão Ambiental, na modalidade EaD, ofertado pelo IFPE.

PROVA – A formação geral tem 10 questões, sendo uma discursiva e nove de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos, como ética, cidadania e direitos humanos. Já a parte de componente específico para cada área de avaliação terá 30 perguntas, sendo uma discursiva e 29 de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos. O exame, portanto, terá 40 questões ao todo. É obrigatório o registro da participação dos/as estudantes habilitados/as no Enade (ou de sua dispensa) no Histórico Escolar.

No dia de realização da prova, os portões de acesso aos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário de Brasília-DF). A prova, que acontecerá no dia 26 de novembro, terá a duração de duas horas, sendo permitida a assinatura da lista de presença somente após transcorrido esse tempo.

PERFIL DO/A ESTUDANTE CONVOCADO/A – Deverão ser inscritos/as no Enade 2023 todos/as os/as estudantes ingressantes e concluintes habilitados/as de cursos superiores de tecnologia. É considerado habilitado/a os/as ingressantes que estejam devidamente matriculados/as e que tenham 0-25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023. Os/as estudantes ingressantes habilitados/as, devidamente inscritos/as pelas IES, ficarão dispensados da participação no exame (não farão a prova), tendo sua situação regular atribuída pelo Inep (conforme o item 19 do Edital).

Já os/as estudantes com o perfil de concluintes de cursos superiores de tecnologia são aqueles/as que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou aqueles/as com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2023. Esses/as estudantes têm a obrigatoriedade de realizar a prova do Enade.

Os/as estudantes habilitados/as, tanto ingressantes como concluintes, terão sua situação regular no Enade 2023 divulgada pelo Inep, no Sistema Enade <enade.inep.gov.br>, em relatório específico (conforme os itens 1.2 e 6.5 do Edital).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo site <enade.inep.gov.br> pelo Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) ou pelo e-mail ccord.ga@ead.ifpe.edu.br para a coordenação do curso (direcionado para Maria Regina de Macedo Beltrão).

>>> Para mais informações, acesse aqui o Edital Enade 2023.